Pessoas, passei no vestibular de medicina no final do terceiro ano do ensino medio. Neste momento, estou cursando uma faculdade particular em Campinas, embora tenha me focado em federais. Estou no 1 periodo, sendo que minhas aulas já comecaram a um mes. Muitas vezes quando estou na biblioteca estudando eu penso em largar o curso e fazer Engenharia Quimica. Sei que muitas pessoas estão se matando pra estar no meu lugar, mas eu acho que odeio o curso. No caminho para a faculdade desejo que o onibus nunca chega ao seu destino, me sinto como uma galinha pronta pra ser depenada. Alem de não gostar de grande parte das materias, estou tendo dificuldades para me inserir socialmente, o que agrava meu desejo de abandonar essa faculdade, mas tenho medo. Tenho medo de não ser a escolha certa, tenho medo de perder mais anos da minha vida, tenho medo do que meus pais, familiares e amigos poderiam pensar dessa minha decisao, não me importo com a parte financeira da profissao, escolhi esse curso mais pela adrenalina que a concorrencia proporcionava. Nao sei o que fazer. As vezes me vejo entrando em um cursinho, porem não quero desperdiçar anos da minha vida em algo incerto. Sei que deveria continuar o curso por um periodo mais longo, mas eu não sei se aguento, não me interesso em aprender medicina e ainda não sou bom interagindo com pessoas.. Quao ruim como medico serei? Enfim, apenas um desabafo.
Você parece já ter certeza que não quer medicina, ou seja, não é uma dúvida mas uma certeza que envolve medos. Se tem certeza, vai com medo mesmo e muda de curso. Não perderá tanto tempo assim, é muito jovem ainda.
Se tem dúvidas se pode vir a gostar (entenda que início de graduação é um porre em qualquer curso, disciplinas básicas são desestimulantes mesmo, sempre!), eu pelo menos terminaria o semestre. Depois você pode até aproveitar uma ou outra disciplina num outro curso já que são básicas. Você conseguiu passar em medicina, não teria muito problema em passar em outro curso, relaxe.
Sensacional! Você é uma pessoa competitiva, adora superar a subestimação social. Sabia que é uma grande característica de um empreendedor?!
Já pensou que poderia deixar um legado, em estudo de alguma droga que pudesse beneficiar a saúde dos pacientes?!
Você não vai ser um profissional ruim.
Você pode e é capaz de passar no vestibular para Engenharia Química também. Faça os dois cursos juntos, no mínimo concorra, ouse, as pessoas dirão que você é louco e não te aceitariam cmo um louco. Mas, nunca esqueça que temos dificuldade de aceitar as pessoas que são sinônimo de excelência. Essas pessoas que se destacam sempre possuem obstáculos de interagir socialmente, porque realmente são muito bons e ousados.
Você também pode cursar medicina e realizar uma pós, mestrado e doutorado estricto sensu em alguma área específica da engenharia química e realizar um grande empreendimento ou estudo científico, quem sabe um grande produto científico e inovador.
Lembre que a medicina é uma excelente porta de saída desse purgatório chamado Brasil. Leia sobre o USMLE e procure no google medscape compensation.. Ao fazer essa pesquisa você perceberá que é só em países bolivarianos como o Brasil, Argentina, Bolívia, Venezuela e Cuba que a profissão médica é assim tão desvalorizada. Então HOLD ON!
Queria dizer que nada vale mais que o seu bem-estar, e digo isso como uma ex-estudante de medicina! Estava nessa mesma situação, nessa mesma época e posso te dizer o tamanho do alívio que senti quando mudei meu rumo, eu tinha ataques de pânico antes de ir para faculdade tamanha a minha imaturidade ao ter escolhido por simplesmente indecisão e pressão social. Frequentemente o mundo coloca determinadas coisas como único caminho a seguir para ser bem-sucedido e não é verdade! bem-sucedido é aquele que utiliza todas as ferramentas possíveis para fazer aquilo que deixa seu coração em paz. Digo também que a felicidade vai muito além de uma faculdade, ela envolve uma série de fatores que nós como seres humanos complexos insistimos em querer forçar numa única coisa, o que é totalmente inviável. Somos especiais demais para nos pressionarmos tanto. Fica bem!
eu estou muito triste também estou no segundo semestre e eu até não odeio tudo mas quero MORRER com anatomia sério
Amiga, se te serve de consolo eu desisti de medicina no segundo ano porque detestava as aulas, principalmente de bioquímica que não entendia nada. Além disso não gostava de estudar anatomia por causa do material de trabalho (cadáveres).
Não me arrependo de ter parado de estudar medicina; é claro que fica a mágoa por não ter realizado este sonho; mas, hoje sou formado em letras e autor de vários livros de literatura, abraço e siga em frente, sinta o seu coração, ele lhe dará a resposta para o rumo de sua vida.