Casados, mas com visões totalmente diferentes.

Sou casado há 11 anos e tenho uma filha da mesma idade, deste casamento. Tenho uma idéia igualitária de relacionamento: ambos, marido e mulher, são responsáveis por sustentar a casa. Da mesma forma com que creio que não há almoço grátis, acredito que para uma pessoa ficar sem trabalhar, ou trabalhar pouco, a outra tem que trabalhar dobrado. Quando se tem filhos pequenos, reconheço totalmente que há a necessidade de a mãe ficar mais em casa e o homem prover mais. Pois bem. Vivo com minha eposa e filha no exterior e ambos trabalhamos. Eu trabalho e estudo para manter o visto, a esposa só trabalha. Trabalhamos igualmente e dividimos literalmente as contas. Sinto que ela se sente mal com isso e por diversas vezes já me disse que ela se sente frustrada, porque ela acha que o homem que tem que trazer o sustento e a mulher, no máximo fazer alguns bicos. Estou há 4 anos estudando e trabalhando. Levantamos uma hipótese de que mudemos para outro país, com maiores possibilidades de cidadania, mas dessa vez, com ela estudando. Ela disse que só vai estudar se eu ficar responsável por todo o sustento da casa e ela ficar responsável apenas por fazer bicos quando der. Eu acho injusto, porque estou já há 4 anos trabalhando e estudando, sem contar o tempo do Brasil, onde sempre estudei e me qualifiquei mais e mais. Ela prefere curtir o dia a dia. Viaja diversas vezes sem mim e vive financeiramente falando uma vida paralela. Ela ainda tem o conceito de que “O dela é dela e o meu é nosso”. Acredito num modelo de relacionamento em que os dois se doem da mesma forma, sem um querer explorar o outro. Isso não acontece hoje, no entanto, para mudarmos para outro país, ela quer ficar de boas, enquanto eu me viro para sustentar a casa. Uma das primeiras coisas que disse para ela quando nos conhecemos foi que eu acredito em um relacionamento que um segura a mão do outro, os dois caminham juntos e crescem juntos. Mas isso mudou. Ela está mais preocupada com ela (o que não está totalmente errado, temos que pensar em nós sim) do que com a família no geral.

13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Mooca
3 years ago

Sua mulher é egoísta! Eu e minha esposa somos concursados e temos uma renda bem razoável. Com essa renda pagamos as melhores escolas para nossos filhos e temos casa, cerro etc. Eu a apoiei para fazer faculdade, ela fez o mesmo. Trabalhamos muito e cuidamos um do outro. Isso é parceira, não é o que acontece entre você e sua esposa egoísta.

ana julia
3 years ago

Eu só espero que você nunca fique doente ou impossibilitado de trabalhar por quaisquer circunstâncias, pois no momento que secar a fonte e não conseguir mais gerar renda para garantir o padrão de vida da princesinha, sinto te informar mas você estará sozinho, pois mulheres como a sua não são parceiras, são limitadas na sua forma de ajudar e ainda assim por pouco tempo e se porventura em algum momento decidirem se separar, pode ter a certeza de que não será tão tranquilo, pois ela é uma pessoa que só enxergar os seus direitos. Casais inteligentes crescem juntos e se somam na relação, constroem patrimônio juntos, cada qual oferecendo a sua parcela de sacrifícios pessoais. Quem só pensa em receber, jamais saberá se doar a uma união.

Observador
3 years ago

Se você quer viver no Exterior, duas regras são consenso, especialmente, em Países Europeus: ser filho ou neto de quem nasceu naquele País ou ter filho lá. Na questão do casamento, ela me parece ser bem decidida: gravidez para casar, geralmente ocorre em namoros longos ou na busca de um provedor. Tem mulheres que mesmo trabalhando, querem ser sustentadas e, desculpa dizer, não mudam! Uma colega, às vésperas de se aposentar, ainda comprando casacos de R$ 3.000, ao que a outra colega teve “doh” do marido, entendendo que ele mantém a casa!

Sincero d
3 years ago

Concordo com o Mooca, sua esposa é egoísta. Mas acrescente aí egocêntrica e acomodada. Não acredito que ela vá mudar. Mas, se pensa em divórcio, melhor procurar um advogado e pensar com calma antes de agir. Mas duvido que sua esposa mude, é uma opinião que ela já tem formada.

Luann
3 years ago

Cara, me fala uma coisa: como você não percebeu durante o namoro que ela era assim encostada e egoísta?
Agora já era, pode apostar que num futuro próximo o motivo do término de vocês será justamente isso. E o pior, ela vai sair do casamento achando que estava com a razão 🤦🏻‍♂️

Naná
3 years ago

Você só se sujeita a isso se quiser! É totalmente errado, casal para vencer, precisa unir forças.
Pensando mesquinho o dela! Nada a ver.

Truth
3 years ago

Como alguns colegas acima falaram, sua mulher é egoísta e egocêntrica.
Eu leio relatos como o seu e não se encaixam no meu modo de pensar, a vida de assalariado como nós é tão difícil, se quiser ir além e poder desfrutar de algo melhor tem que trabalhar e estudar muito, já basta em muitas situações ter que quebrar tantos paradigmas e opiniões contrárias ou negativas, por isso, me impressiona muito quando vejo alguém, descaradamente, querendo viver bancada pelos outros.
Relatos assim me deixam triste por ver que em pleno século XXI existem mulheres com a mentalidade de que o homem tem que ser o provedor.
Agora quanto ao seu caso, o certo é deixar claro que não concorda que ela pare de trabalhar, de duas uma, ou ela viverá infeliz por ter que trabalhar, ou você viverá infeliz por sustentá-la. Agora se resolver ceder, terá que ir além e aceitar de coração que você é o único responsável pelo sustento da casa.

Paulo
3 years ago

Infelizmente eu também caí nessa armadilha. Alguns estão dizendo que você deveria ter percebido isso durante o namoro, mas isso não existe. Durante o namoro há pessoa esconde toda e qualquer característica (ou pensamento) que sabe que pode te afastar. E desculpem dizer, mas mulher é muito mais expert em fazer isso do que homem.

Anna Cecilia
3 years ago

Meu Deus, que horror! Eu acredito que relacionamentos ambos tem que construir e se dedicar para dar certo, e neste caso ela está falhando, ainda mais que esse ponto de ambos dividirem as tarefas foi tocado no inicio do namoro, acho que se ainda existe o amor entre vocês, você deveria chama-la para conversar e colocar na mesa estas atitudes e ver o que pode ser feito, apresentar suas insatisfações e pontuar que uma pessoa só não sustenta o relacionamento, eu digo em relação a tudo (casa,filhos, tarefas e etc) se ela demonstrar contrária, você precisa dizer que não adianta dois ficarem juntos quando há algo que deixa o outro infeliz sendo que existe uma solução simples, a qual irá só trazer beneficios, em relação a família de vocês e a qualidade de vida. Espero de coração que tudo dê certo. Caso contrário meu amigo, você aceita e segue a vida ou um ponto final ;(

Dyego
3 years ago

Terminei meu casamento de 5 anos. A maioria das mulheres mudam muito de conceito, provavelmente quando você a conheceu e expos sua opinião sobre relacionamento ela concordou para agradar. Pelo menos, querendo ou não, ela ainda,mesmo reclamando,está trabalhando. Com o passar dos dias você vai perder mais a admiração, isso vai fazer você negligenciar a atenção, e isso vai se tornar desgastante. Amamos quem admiramos, não me parece que seja seu caso. No meu caso, tentei de tudo, vi que ela faltava as entrevistas de emprego e propus a ela empreender, eu investiria em algo que ela quisesse para revender, ajudaria nas entregas, cobranças, ela só ficaria no Instagram negociando e postando. Para piorar ela me cobrava muito, como se eu tivesse obrigação de resolver tudo sozinho e rápido. Tivemos uma filha sem planejar, ela deixou de tomar o anticoncepcional, tínhamos um ao outro, estabilidade zero, teríamos que conquistar tudo unidos. Esse ano ela desistiu de 2 empregos após iniciar. Antes ela trabalhava e estudava, tinha planos e era esforçada, mesmo que eu nunca soube o que ela fazia com o salário, via a vontade nela. Quando a bebe nasceu até compreendi que os primeiros meses ou o primeiro ano seria bacana ela se dedicar a nossa filha, nisso fizeram 2,5 anos, fora o período da gestação, quando ela pediu demissão.Converse e mostre a importância do esforço dela para família, diga que isso será por um tempo e depois ambos poderão pisar no freio.

Maria
3 years ago

Numa empresa, os funcionários não podem exercer exatamente a mesma função. Não funciona. Em casa, é igual. Se o homem trabalho fora e a mulher cuida da casa e dos filhos, as coisas funcionam muito mais fáceis. Ela deve ter consciência do dinheiro, deve economizar e fazer valer a pena. Um casal que se ajuda é assim, a ajuda não é só monetária. Mas a mulher não pode ser “dondoca”, ela deve DE FATO cuidar bem da casa e dos filhos, para que o homem não tenha que se preocupar com isso. Ninguém tem jornada dupla, ninguém se fadiga. É muito melhor, acredite. É um mito que não se dá para viver bem com um salário, só devemos fazer as concessões necessárias e se adequar, no fim valerá a pena pois os dois se cansarão menos, e os filhos serão criados com mais zelo e presença materna, o que é muito importante.

Sou eu
3 years ago

Nossa cara, eu ficaria frustrado também da forma que ela falou.
Meu pensamento é igual o seu, eu não quero uma companheira que não trabalhe.
Casamento é vocês dois crescerem juntos, e não você carregar toda a família nas costas.
Ta certo que alguns casamentos a mulher tome conta da casa e o homem do sustento, mas isso tem que ser um consenso entre os dois.
Eu já terminei um relacionamento por acha que minha ex fazia corpo mole para achar emprego.
Nao quero ficar carregando ninguém nas costas.
Os dois tem que se ajudar para poder ter uma vida melhor.

Eduardo
3 months ago

Sai fora. Isso não é parceria. Deus me livre numa mulher assim, parece mais inimiga do que tudo.