Olá, meu emprego anda difícil. Nos primeiros anos tudo ia bem mas de uns tempos para cá a medida que recebia confiança do meu chefe vi que minha colega/superiora ficava com inveja. Então se eu fazia algum trabalho ela espiava pelas beiradas e se intrometia com meu chefe e acabava assumindo minha ideia ou roubando o foco para ela. Tudo que eu faço ela se mete. No fim não resolvo nada só faço o trabalho burocrático e qualquer problema que ocorra nas tarefas que eu faço ela que resolve com os gestores da empresa fazendo parecer que ela é quem faz tudo e eu menos importante fico invisível no setor. Assim adotei uma postura cada vez mais profissional e só trato com ela e meu chefe (que sabe bem o que ela faz mas não diz nada) assuntos de trabalho. Não falo mais sobre vida pessoal bem fico de conversinha no dia a dia. No horário do almoço também não me misturo muito e fico lendo ou mexendo no celular enquanto não consigo arrumar outro emprego. Fiz bem?
Com toda certeza! Sua postura diante disso é muito feliz. Infelizmente, pessoas invejosas existem aos montes em todos os lugares possíveis. Tem gente que tem inveja de um simples “sorriso”, imagina de outras coisas. O pior do invejoso é que ele faz de tudo para derrubar ou denegrir a pessoa invejada. Então, procure ficar na sua mesmo. Continue fazendo o seu trabalho, sem conversinhas, nem intimidades com essa pessoa ou outras pessoas que são amigas em comum. Porque o invejoso, com certeza, vai querer bisbilhotar sua vida (no intuito de encontrar alguma coisa “podre”, vamos dizer assim!). No máximo um “bom dia, boa tarde ou boa noite”. Evite tê-la em redes sociais tbm! No mais, se você ver que a situação é insustentável na sua empresa, começe a procurar outro lugar. Não vale a pena ter que conviver com uma pessoa assim (ainda mais todos os dias.).
Procure não se ligar no que as pessoas falam e faça a sua parte no seu trabalho com muita dignidade e empatia, porque infelizmente há pessoas descaradas e invejosas que sempre inferiorizam as demais pessoas e ultrapassam por cima para se darem bem por qualquer motivo, quebrando o princípio da igualdade e dos valores morais.
Aqui vai duas dicas:
Jamais responda com expressões ou palavras para aquela pessoa que inveja no trabalho, mesmo usando frases verdadeiras e corretas (por exemplo: “A PESSOA INVEJOSA É TRISTE E RESSENTIDA!” ou “QUEM NÃO VALORIZA AS PESSOAS, NÃO VALORIZA A SI MESMO!”), pois pode desencadear reações inesperadas ou negativas nas pessoas envolvidas (agressões verbais, brigas físicas, engolir palavras, remoções de defeitos, mágoas, tristezas, ressentimentos, agressões morais, raivas, discussões, gritarias, abusos de autoridades, saídas abruptas ou descaradas, opressões psicológicas, humilhações vexatórias, desmascaramentos, ofensas arbitrárias, entre outras) e causar comprometimento do trabalho em si e nos indivíduos envolvidos (advertências, suspensões e demissões).
Evite mandar a pessoa baixar o tom da voz para falar com qualquer pessoa, pois pode acarretar falta de educação moral e causar atritos em ambos os lados, fazendo repensar a palavra entoada muito alta na mesma hora ou silenciando a boca da pessoa de maneira arbitrária e impulsiva, provocando reações em ambos os envolvidos.