Tenho 21 anos, sou estudante de Engenharia Elétrica, estou no 5° semestre do curso no período noturno.
Tenho curso técnico em automação industrial também. Também além disso, ajudo meu pai na lojinha dele anexo a nossa residência.
Além disso, no período da manhã, faço cursinho para concurso público.
Meus pais eles nunca valorizaram as minhas conquistas.
Já me desmotivou tanto que Engenharia não presta, que grandes m**** eu estar em uma universidade federal.
Isso desmotiva demais, meu pai direto me xinga de piores coisas, me chama de viado (Sendo que namoro uma moça incrível que sempre estar comigo para tudo).
Ele na lojinha direto pede ajuda a mim e eu interrompo meus estudos para ajuda-lo. E isso me atrapalha muito, mas ele não reconhece. E joga na cara porque eu saio no máximo 1 vez na semana com minha namorada. Um dia chego do curso para concurso cansado, almoço e nem tomar banho tomo e me deito para descansar. Ele me chama para ajuda-lo na loja e falo: Espera só 5 minutos pois estou bem cansado. Ele surta e fala que homem não cansa, que ele não cansa, que trabalha o dia todo, etc. Fala que não sou homem, que sou vagabundo, etc.
Olá!
Se dentro da sua própria casa não tem incentivo procure nos seus amigos, namorada e pessoas que te inspirem. Quando você tiver a vida que você está plantando para colher todos vão querer usufruir do seus frutos. Mas ninguém que não reconhece as suas lutas deve participar desse momento especial. Tente analisar o contexto da vida dele se ele não teve incentivo na vez dele é bem provável que ele reproduza com você o que ele teve. A gente só dá o que tem.
O seu pai ainda não entendeu que você é um homem, com motor próprio para definir as suas melhores escolhas para o seu futuro, portanto, não cabe nenhum tipo de interferência da parte dele, ao querer te submeter a uma disciplina de adolescente, subjugando as suas vontades, desfazendo das suas conquistas e principalmente tentando te puxar para baixo, pelo recalque e querendo manter o controle sobre você. A área de estudos que você escolheu é o futuro, portanto, dificilmente ficará desempregado por muito tempo, pois a cada 10 vagas de empregos, metade delas são ocupadas por engenheiros, especialmente em empresas de grande porte. Sei disso porque tenho um filho formado em PP, que já perdeu as contas de quantas vagas perdeu para engenheiros, mesmo sendo graduado, pós-graduado em ADM, inglês fluente, 12 cursos de Formação técnica e até o momento só 2 empresas de pequeno porte, que pagavam uma mixaria o contrataram. Todos os amigos engenheiros do meu filho, da mesma idade 25 anos já estão ganhando o dobro dele e todos com planos de carreira, alguns e multinacionais e outros em Bancos estrangeiros. Apenas o valor do estágio de 6hs, em um dos Bancos que seu amigo trabalha, já é o dobro que meu filho recebe para trabalhar 9 horas por dia, fora a quantidade de benefícios que também é o dobro. Não escute seu pai e quando eu tiver recursos suficiente cai fora dessa casa pois ele só vai te puxar para baixo na vida.
O que acontece é que seu pai está percebendo você saindo “do ninho” de manhã e à noite. Se puder busque um estágio à tarde, para não dependeres, financeiramente, 100% dele. Também, nem sempre pais e mães buscam que os filhos tenham melhores condições em relação à que eles tiveram. Deve causar frustração quem nunca emergiu do pequeno comércio, ainda mais quando assiste um ex camelô, aos 88 anos, dono de emissora de TV nacional e apresentador!
Amigo. calma. uma sugestão. sai da sua casa e more com algum parente para se dedicar nos seu estudos. você tem vó ou similiar. sai do inferno na moral. Deus te abençoe