Estou casado há 20 anos e os dois últimos se tornaram um inferno, minha mulher me critica por tudo, não temos mais intimidade, ela põe a culpa em mim dizendo que eu fiz ela ficar assim, diz que a prioridade dela são os filhos, não faz nada pelo nosso casamento, eu não quero separar mas estou quase chegando à conclusão que não tem mais jeito. Ela não fala em separação mas não me ajuda em nada, não sei mais o que fazer, ao mesmo tempo ela tem insônias, variações de humor, comportamento estranho às vezes, o que eu faço?
Pelo que parece ela não gosta mais de vc, ou se gosta é estranho. Como você não quer se separar então primeiro tenta fazer algo romântico em alguma data de vcs, manda flores para ela, leva ela para jantar fora, tenta dar mais atenção a ela, e tenta deixar o filho de vocês com alguém para que vocês possam ter momentos a sós. Se ainda sim ele te rejeitar, ai ela realmente não gosta mais de vc, ai não tem como a não ser partir para outra.
Abraço e boa sorte no seu casamento.
Meu caro, relacionamentos disfuncionais, onde já não mais existe um bom diálogo, repleto de tensões e críticas, em que em qualquer tentativa de mudanças ou reconciliação você encontra indiferença ou até mesmo aumento de conflitos, o caminho certo para essa situação é ambos adoecerem juntos, uma vez que onde você toca, apenas aparece dor, ressentimentos, venenos, raiva e muitas outras reações negativas. Não é por menos que você se sente sufocado, sozinho, uma vez que você vive em uma montanha russa emocional. Nada o que seja dito nesse site, poderá ter uma fórmula pronta, para resolver uma situação que foi se acumulando em 20 anos, mesmo que a situação tenha chegado aos seus extremos há 2 anos atrás. Você e ela estão emocionalmente doentes e acredito que a sua ex deve estar ainda em uma situação bem pior, já que não mais consegue se concentrar na própria vida, está indiferente a tudo e o único sentido da vida dela, são seus filhos. Vive com insônia, possivelmente está em estado depressivo e com enorme variação de humor, o que é tbm uma característica de uma pessoa que não mais está conseguindo encontrar um equilíbrio sobre a sua própria vida. Desculpe-me mas vocês precisam urgente de uma terapia, no caso dela, ainda um reforço com a ajuda de um psiquiatra, pois existem medicamentos muito eficientes para controlar a variação de humor e tratar a depressão. Reforce com o médico essa questão da variação de humor, para eliminar a possibilidade dela estar em surto bipolar, pois tbm se confunde com depressão, só que existe alguns elementos a mais que será de pronto identificado por ele, já que você disse que ela está esquisita. Não tem como resolver essa sua situação esse tipo de ajuda, te falo sinceramente.