Gente estou desesperada! Tenho 23 anos estou indo para o quinto periodo de Arquitetura e Urbanismo na minha cidade. Dai surgiu a grande oportunidade de tentar passar em MEDICINA. ,(mesmo que seja em uma particular) Minha mãe recebeu uma boa herança e vendo o atual mercado de trabalho para arquitetos ( que diga se de passagem não dá quase dinheiro nenhum) ela me ofereceu a proposta de tentar passar em uma faculdade de Medicina. Bom eu nunca quis fazer nenhuma faculdade, entrei em arquitetura por minha mãe gostar e ter na minha cidade. Eu até gosto do curso ,mas nada de uma grande paixão. Agora que surgiu essa oportunidade não sei o que fazer. Abandonar tudo e correr atrás de uma profissão que me dará uma certa estabilidade financeira ou continuar o que eu estou fazendo?
Bom na sua situação eu terminaria arquitetura e depois faria medicina, assim teria duas graduações.
Eu mesma tenho 25 anos e duas faculdades. Então fique tranquila.
Se você sente que vai ser feliz trabalhando como médica, atendendo pessoas em momentos de fragilidade, então vai em frente.
Tem muita gente fazendo Medicina por causa de dinheiro e depois não tem paciência para atender pessoas doentes principalmente em hospitais públicos, trata mal os pacientes, grita com o pacientes.
Termina o curso primeiro moça se não vai se arrepender e depois faça medicina e outra nunca faça por dinheiro porque medicina é bom mas você vai trabalhar demais viu.
Deixa a cidade e nome.
Para eu nunca ser atendida por você.
Medicina por dinheiro, só se você for para rede partícular senão é capaz de mal tratar os pobres
O investimento na medicina não são apenas os longos anos de estudos que virão pela frente, mas também o estilo de vida que estará sujeita após a sua formação. Pense, você tem 23 anos de idade, portanto, se conseguir entrar em uma faculdade mesmo que particular, já terá 24 anos, considerando que são 6 anos de estudos sem ver a cor do dinheiro de um trabalho, pois a sua dedicação será total para os estudos, começará a fazer a sua especialização quando tiver 30 anos de idade, para com 32 ou 33 anos de idade estar apta a começar a trabalhar com especialização, mas não irá cair de cabeça no dinheiro no início da sua carreira, pois a sua vida profissional só estará começando nesta idade, precisando ainda batalhar pelos melhores espaços para você ter algum reconhecimento, continuar a estudar e participar de Congressos, fazer um networking para conseguir empregabilidade em bons hospitais ou clinicas, passar longas horas em plantões exaustivos e se passar pelos hospitais públicos, terá que lidar com a escassez de recursos e a ignorância de alguns populares, tendo que ter a paciência de explicar procedimentos importantes para que os mesmos entendam como será o seu tratamento, verá situações que irá te chocar, pois estará lidando não apenas com as doenças, mas como as mazelas humanas, como uma criança estuprada, um idoso que sofreu maus tratos, moradores de rua repletos de chagas. Se você tiver a paciência e a vocação vá a luta.
Medicina é a profissão mais desvalorizada do Brasi, rentabilidade zero, é só prejuízo se você considerar o capital investido. Aplica esse dinheiro da sua herança em qualquer aplicação bancária, pois qualquer coisa tem rentabilidade melhor que medicina.. Você vai gastar uns 10 mil por mês por pelo menos 6 anos, sem contar a especialização. Se você trabalhar por convênios vão lhe pagar 50 reais bruto por consulta que no fim não sobra limpo nada (27,5% de imposto, reconsulta gratuita, água, luz, secretária, taxas da prefeitura, taxas dos conselhos, etc) ainda tem a taxa de associação na faixa de 200mil para você poder atender ao convênio. Se trabalhar para o SUS você até pode achar que 8 mil parece bom, mas é cenário de guerra, pacientes gravíssimos esperando por mais de 12h para serem atendidos, os acompanhantes lhe culpando e lhe ameaçando pela falta de recursos, você tendo que resolver tudo sozinho desde parto, passagem de dreno de tórax, paracentese, intubação endotraqueal, parada cardíaca, laudar tomografia, tudo acontecendo ao mesmo tempo. Qualquer erro é processo judicial. Não vale a pena. Durante a faculdade e a especialização você vai trabalhar mais de 60h/semanais durante vários anos e mesmo assim terá que pagar a mensalidade de 5 dígitos do curso.
Como médico eu tiro LIMPO 12mil/mês por 60h/semanais. Entretanto, eu posso dizer com a mais absoluta certeza que NÃO VALE A PENA NEM A PAU. Financeiramente a profissão médica é rídicula, pois adquiri uma dívida milionária para concluir o curso a qual levará mais de uma década para quitar e que compromete 8mil/reais TODOS OS MESES. Trabalhando ou não, todo mês preciso pagar ao FIES 8 mil/reais. O SUS
é muito pobre, muito subfinanciado, há excesso de pacientes, é impossível de trabalhar direito, não há condições para trabalhar, o estresse é altíssimo, não há tempo para atender os pacientes direito, é tudo na corrida, falta tudo, é tudo capenga pela falta de dinheiro do sistema. Trabalhar por convênio é mais tranquilo, mas os honorários têm sido tão baixo que muitos médicos preferem migrar para o SUS (13°, férias, salário fixo, não tem os custos de consultório). Medicina só vale a pena se você cursar de graça e então revalidar o seu diploma para algum país de primeiro mundo / exemplo ESTADOS UNIDOS. NÃO FAÇA MEDICINA EM FACULDADE PARTICULAR, você jamais irá recuperar o dinheiro gasto, e pior, até seus bisnetos nasceram endividados.
Bem verdade o comentário do colega acima. Eu sempre fui o melhor da minha turma, o famoso aluno prodígio, porém eu cometi o erro de investir na medicina. Eu tenho amigos de infância que sempre tiveram um desempenho bem inferior ao meu no colégio, porém investiram na carreira do magistrado, atualmente eles são juízes ganhando 34 mil com todas as regalias e auxílios, férias, etc. Assim como o colega, no final do mês não me sobra 5 mil reais, sendo que eu trabalho 80h/semanais sem qualquer direito trabalhista, a dívida do FIES me acompanhará por pelo menos 10 anos e também a dívida para entrar na UNIMED – sim, a UNIMED paga limpo menos de 40 reais a consulta e ainda por cima eu preciso pagar centenas de milhares de reais para ter esse “privilégio”. Já tentei a sorte no interior e voltei pior do que quando fui, já levei muitos calotes de prefeiturinhas. Se eu pudesse mandar uma mensagem para mim no passado eu diria: faça Direito, abra uma lanchonete, invista em bitcoin, seja uber ou faça qualquer outra coisa, mas não ponha um único centavo e nem um único segundo investindo no profissão médica, medicina é só prejuízo e ilusão. O pior é que depois que se entra na medicina você obtém tantas dívidas que depois já não pode mais sair.
Bom claro que precisamos do dinheiro para nos sustentarmos e fazer nossas coisas,mas faça medicina somente se tiver vocação,pois como médica você vai lidar com vidas e essa profissão é mais barra pesada que as outras. Se você se formar em arquitetura você pode tentar crescer no varejo,talvez cargos acima de gerente paguem mais do que a medicina.
Existem engenheiros formados que são gerentes regionais por exemplo,pense nisso.
Medicina por dinheiro é impossível, é uma profissão que normalmente não tem rentabilidade. Ponha no papel custos de formação, tempo investido, grau de responsabilidade, riscos, etc, e perceberá que um médico que ganhe menos de 15 mil por mês está literalmente pagando para trabalhar. Se você fizer FIES terá que pagar 10mil todo mês por uns bons anos, só que muitos locais querem pagar 10 mil bruto para 40h e ainda por cima dão calote, 10 mil bruto não paga nem a integra do boleto do FIES que chega todo mês, não paga a taxa de associação a convênios. Lembrando que médico tem muitas taxas para pagar aos conselhos, convênios e para a prefeitura. Não esqueça que além dos salários serem baixo os calotes são muito comuns, cansei de levar calotes de prefeituras do interior e de hospitais na capital.
Hahahaha, adoro pessoal que pensa que medicina dá dinheiro.. Medicina é tipo assim, você investe no mínimo uns 12 anos da sua vida estudando e sacrificando sua vida pessoal e também a sua saúde, investe no mínimo um milhão de reais em mensalidades, livros e taxas.. Depois de tanto investimento querem lhe ofertar 10mil bruto para 40h semanais em locais sem condições de trabalho, onde o meio não propicia uma boa execução do seu trabalho mas ao mesmo tempo você será massacrado se tiver resultados satisfatórios.. Eu digo uma coisa, de eu tivesse colocado todo o dinheiro que investi na medicina em renda fixa, poupança ou CDB a minha renda hoje seria o triplo do que eu ganho na medicina e sem trabalhar.. 10 a 20mil bruto só parece ser dinheiro para quem olha o contra cheque sem ver o investimento total.. Medicina é um investimento milionário, quem pega FIES fica uns 10 anos pagando boletos em torno de 8 a 10mil todos os meses.. Por isso você vê muitos médicos trabalhando 90 horas semanais.. Mas respondendo medicina não dá dinheiro, medicina mais consome dinheiro do que dá.. Por isso o Brasil é o segundo maior exportador de médico do mundo..
é sério isso?
Você é médico?
Meu eu estava muito enganada então com a profissão estava me matando de estudar e trabalhar para juntar metade do valor da faculdade mas depois desse comentário estou indecisa porque eu ia fazer somente pelo dinheiro..
Rafa gostaria de entrar em contato com você para saber mais,pois estou prestes a tomar essa decisão e posso ou mudar ou estragar minha vida.