Comecei a faculdade este ano, mas não consigo me socializar com meus colegas de turma. Para mim são pessoas falsas, hipócritas e individualistas. Bom, como toda faculdade há trabalhos em grupo, “que por sinal, detesto”, mas enfim, entrei em un grupo para poder fazer um trabalho e no caso eu que ficaria como a responsável para fazer os slides, pois ninguém mais tinha se manifestado, porém deixei bem claro que eu não tinha muita experiência com isso. Porém no dia de fazer os slides eu estava tendo muita dificuldade para fazer e avisei no grupo do zap, foi então que uma outra menina se manifestou em fazer, até aí tudo bem. Passado isso, um outro professor pediu para que fizéssemos um trabalho em sala de aula em grupo, e percebi que o pessoal do meu grupo não me chamou para fazer o trabalho com eles, achei meio estranho na hora, mas não liguei muito e fiz em outro grupo, afinal estava meio distante do meu grupo na sala. Passado alguns dias, o professor pediu para que fizéssemos outro trabalho, e quando fui me assentar perto delas, vi que tinha uma cadeira desocupada com uma bolsa de uma menina, daí perguntei de quem era e ela me disse que era dela mas mesmo assim não fez nenhuma questão de retirar a bolsa da cadeira. Foi aí que percebi que eu não era bem vinda naquele grupo e então pedi a outro grupo que me aceitassem. No entanto me senti muito mal por isso, e fico pensando o porque delas terem feito isso comigo, que talvez seja por causa dos slides que eu não soube fazer, ou pelo fato de eu ser casada e ter filho, apesar de nova, e elas não, talvez por eu ser diferente delas ( que são patricinhas) não sei. Depois disso elas não falam mais comigo e às vezes vejo elas cochichando, mas finjo que não dou “bola”. Bom, eu não sei se o problema sou eu, mas não consigo confiar em ninguém em minha faculdade, pois tenho medo de alguém me ferir ou trair a minha confiança. No intervalo fico sozinha mexendo no celular ou ouvindo músicas e só converso com as pessoas o necessário. Já pensei até em desistir da faculdade por esses motivos, mas sei que não vale à pena desistir dos meus sonhos por causa de pessoas que não estão nem um pouco preocupadas com a minha felicidade. Mas me sinto muito mal com tudo isso. Se puderem me aconselhar para me ajudar de alguma forma, agradeço. Mas sem julgamentos por favor!
Olha, não sei qual o seu curso, nem qual o seu sonho, mas uma coisa posso te dizer: quem tem que gostar de você é você mesma. Se existem pessoas cujo julgamento seja realmente importante são seu esposo e sua filha,pois eles fazem parte de sua vida indiferentemente de você estar puxando o saco deles o tempo todo ou não, de você saber fazer a porcaria de um slide ou não. Essas intrigas vão passar com o tempo. Fique na sua e mantenha uma postura digna. Com o tempo você vai se situar e encontrar colegas de sala que pensam mais como você. Não pense, de forma alguma, que o fato de você ter uma família te faz inferior. Muito pelo contrário, isso faz de você uma lutadora e sua filha, quando crescer, vai ter muito orgulho da mãe. Falo isso por observação e experiência própria. As pessoas podem ser cruéis, mesmo as da nossa família e, às vezes, principalmente às da nossa família. Como disse, não sei qual o seu curso, nem qual o seu sonho, mas se acredita que vale lutar por eles lute e, se tudo o mais falhar, e você mudar o seu objetivo, foi apenas isso: uma mudança de objetivos. Você tem algo precioso pelo qual vale lutar: uma filha, enfim uma família. No trabalho, na escola, na rua, na igreja, na vida, enfim sempre encontraremos pessoas que nos abraçarão e, assim que os ventos mudarem, nos atirarão pedras. Como disse também, com o tempo você vai aprender a separar o joio do trigo. Te desejo boa sorte, paciência e coragem.
Outra coisa que pode ajudar. Sabe esse tempo de intervalo em que fica isolada mexendo no celular? Vá para a biblioteca e estude. Faça com que cada minuto de uma situação tão difícil seja convertido em benefício na construção dos seus objetivos. E nunca se deixe enganar: tentar agradar pessoas que não gostam da gente significa, na maior parte das vezes, desagradar a nós e as pessoas que nos amam.
Já passei por isso e sofria muito. Mas não ligue e jamais pense em desistir. Não ligue a mínima para esse tipo de gente, não vale a pena. Estude muito, seja boa aluna e mande o resto para la/ Se não tem aceitarem, se faça de sonsa, e fique onde der, porque isso não é importante, embora a gente não goste de ser ignorada. Mas, por experiencia propria, o melhor a fazer é ignorar mesmo e seguir em frente.