Medicina ou Engenharia

Olá,
tenho 18 anos, e estou passando por uma crise existencial por conta da escolha da faculdade…
Eu estou cursando o 2º semestre da faculdade de engenharia, porém, eu sempre quis medicina.
Aos 15 anos comecei a trabalhar em uma empresa de engenharia e eles sempre cobraram uma faculdade por isso comecei, a questão é eu realmente quero isso? É um sentimento inexplicável entrar em um hospital, e como se eu soubesse que é lá que eu deveria estar, ver as pessoas e não poder ajuda-las.
Só que para eu tentar um vestibular eu teria que sair do meu emprego, e me dedicar somente aos estudos. Meus pais não aceitariam nunca ( sou filha de domestica e professor) logo sem condições de pagar.
E se eu largar tudo e não dar certo? ficar contra meus pais? não passar no vestibular? e se eu continuar nesse curso e me arrepender?

5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Diego
7 years ago

Tem 18 anos, ainda dá para mudar. Trabalhar em uma área que não gosta é horrível, você não vai ter vontade, depois não cresce e acaba ficando estagnada.
Converse com seus pais numa boa, mostre o seu lado para eles.
Em relação aos custos.não sei as suas condições, mas uma faculdade de medicina custa por baixo.uns R$5000, pense em uma pública, ou PROUNI.
Infelizmente, você possivelmente não fez a inscrição para o ENEM desse ano, então você tem praticamente 1 ano e meio para se preparar.

Marcos
7 years ago

Antes de ficar deprimido que tal agir?
Ser medico é muito mais que ajudar é sacrificar dias em claro em prol ao próximo que esta sofrendo. E estudar alem que é ensinado nas aulas como por exemplo psicologia, religioes e etc..
Se é isso que busca então será um bom candidato. Mas se busca status só trara sofrimento.
E não aconselho continuar um curso que odeia, se tem opcao de mudar corra atrás agora porque depois é impossivel voltar atras.

Para finalizar uma dica: ao entra na medicina recomendo se afastar dos recem medicos e se aproximar dos pacientes. Muitos ficam cegos, surdo e mudos quanso recebem o titulo e se acham Semi-Deuses desejando até a morte de pacientes que eles consideram trabalhosos/” infeirores” .

Nao faça isos por favor. Já vi medico que humilhou paciente com cancer terminal cahamndo-o de mentiroso. Como pode um medico se achar no direito de provocar mais sofrimento ao paciente?
Ee o pior não pediu desculpa e se gabou do feito. Pelo menso o paciente reclamou e a pessoa levou uma advertência da diretoria.

Se deseja se medico saiba que tera que amar o outro de forma incondicional e será escravo do paciente!

ana
6 years ago

Vá atrás dos seus sonhos. O mercado de trabalho precisa mais de médicos do que engenheiros. Nesses últimos anos estão formando batalhões de engenheiros e não irá demorar para ser uma profissão com muita concorrência de profissionais. O meu filho faz uma pós, em que 50% da classe dele já é formada por engenheiros, pois o intuito deles é o de ganhar uma visibilidade melhor na sua profissão.

Mario
6 years ago

Tá lascado, ambas as profissões são extremamente desvalorizadas no Brasil. Só quem não é médico acha que medicina vale a pena, os custos e o tempo investido são muito altos. Não tem como se formar médico no Brasil em uma particular sem desembolsar ao longo da formação pelo menos 800 mil reais, é fato, pode conferir! Com 800 mil na mão você poderia investir em coisas que tivessem uma lucratividade muito melhor e sem o desgaste físico e emocional que passa o médico no seu dia-a-dia. Faça Direito, pois para bacharel de Direito tem muita boquinha no governo onde você vai mamar um excelente salário fingindo que trabalha.. Agora se você faz questão de não ser um parasita, eu lhe aconselho a sair do país, do contrário o peso do Brasil irá acabar com você não importando quão talentoso você seja.