Tenho uma irmã manipuladora que debocha de tudo sobre mim: sonhos, objetivos e mais um monte de coisas, e mesmo ela fazendo tudo isso acha que sou obrigada a ajuda-la nas coisas dela, e nos objetivos dela, acha que eu tenho que aceitar as coisas do jeito dela, ex:se ela quer sair para comer, mas eu não estou com vontade eu tenho que ir com ela mesmo sem querer, porque se não for ela já trata com grosseria, para ela tudo que envolve ela e mais importante que tudo, e tudo que e relacionado a mim ela menospreza, inclusive quando a gente briga ela sempre vai correndo para minha mãe se fazer de vitima, ela me usou por muitos anos, fazia chantagem quando eu não fazia as vontades dela e me fazia sentir culpada se não fizesse o que ela queria, me criticava, falava que eu era má se não fizesse. como ela está com uma situação financeira razoável, e eu estou desempregada há quatro anos, ai ela tenta me deixar para baixo me criticando, ela acha que está por cima, mas ela não imagina onde quero chegar com meus sonhos, e se eu conseguir realiza-los do jeito que imagino, acho que ela vai se arrepender muito de ter me tratado sempre dessa maneira. hoje olhando o passado me sinto uma idiota por ter cedido as manipulações dela, e mesmo com tudo isso ela nunca admite que está errada. relembrando tudo que já aconteceu cai na real e resolvi da um basta e não estou conversando mais com ela. O que faço para ela reconhecer o jeito dela? Tem como alguém fazer tudo isso e ainda achar que e santo?
oi. sua irmã apresenta um comportamento narcisista, em outra palavras ela é categoricamente uma pessoa toxica se caso não conhece esses termos como ( pessoas toxicas e pessoas narcisista) sugiro que você pesquise, pois pessoas destrutivas como elas já são facilmente detectáveis hoje em dia com a as informações correndo a solto pela internet, a principio você se afastou, ótimo, mas não adianta só se afastar fisicamente, tem o lado emocional que fica com sequelas, por exemplo quem convive anos com alguém assim acaba ficando com a auto-estima baixa e propensa a depressão, primeiro você tem que perdoa-la por todo o estresse que lhe causou, segundo aprender a si colocar em primeiro lugar para não substituir a irmã por outra pessoa para sugar sua energia, segundo cuide de sua vida espiritual por que por alguma razão você atraiu alguém assim na sua vida,e não adianta tentar faze-la muda. isso tem que partir dela.vc pode até sugerir e dizer o quanto ela tem te incomodado mas se o dialogo não adiantar segue sua vida sem olhar para trás.ela só vai mudar quando a vida cobrar isso dela e assim ele querer do contrario não tem jeito,
“Tem como alguém fazer tudo isso e ainda achar que e santo?” sim amiga pessoas narcisistas é desse jeito.
VC SABE QUE ELA NÃO TE FAZ BEM, VAI CUIDAR DA TUA VIDA!
”O que faço para ela reconhecer o jeito dela? Tem como alguém fazer tudo isso e ainda achar que e santo?”
Você não pode seque tentar isso porque a provocaria para mais perseguições. Além disso, não queira se meter a ‘terapeuta’ de quem quer que seja. Ignore, não seja tão permeável e pronto, resolvida a sua questão com muito menos trabalhos e possiveis mais dores-de-cabeça ainda.
Não espere que ela reconheça, tem pessoas que não mudam, você tem que se afastar dessa pessoa tóxica, só vai continuar a ser manipulada se continuar deixando ela ter poder sobre você.
Se afasta dela, gente assim só nos faz mal, você não tem que aguentar uma pessoa assim só porque é do mesmo sangue que o seu, e a família verdadeira é a do coração são pessoas que nos fazem bem, que podemos confiar, essa é a família verdadeira.
Também me afastei da minha irmã mais velha que é invejosa, debochada, não gosta que ninguém seja melhor que ela que já quer colocar a pessoa para baixo seja quem for, puxa saco dos outros para ser a preferida, só ainda convivo com ela em certas ocasiões por causa da minha mãe, mas depois que minha mãe morrer não quero nem ver mais na minha frente, nem ela, nem os filhos e nem o marido dela e eu não estou perdendo nada, só ganhei.
A sua irmã sofre do que se chama de síndrome do pequeno poder, pois quer exercer influências e manipular as pessoas que não tem voz para enfrentá-la e como você provavelmente quase sempre cede, deixando de lado as suas próprias vontades, ela continua a não te respeitar. No fundo pessoas com a sua irmã são extremamente inseguras, pois a sua blindagem é justamente o seu autoritarismo e a forma como manipula as pessoas mais flexíveis, como você. Se ela continuar no futuro com essa postura, acreditando que o mundo irá dobrar aos seus desejos, vai se dar muito mal. Aprenda a dizer não para essa sua irmã e a faça te respeitar, pois se você sabe que ela é manipuladora, mais um motivo para não se submeter ao que ela quer.