Minha irmã me ignora

Faço esse desabafo para perguntar se diante do desprezo da minha irmã devo insistir em uma relação ou apenas ignorar também.
Desde a infância, ela me deixava de canto e preferia brincar com qualquer outra pessoa. Na adolescência, seguimos caminhos distintos, quase não nos encontrávamos, nunca fomos amigas de sair juntas, essas coisas que irmãs normais fazem.
Ela é só dois anos mais velha que eu, está casada há muito mais tempo, teve filho logo que casou e tem uma situação financeira pior que a minha. Eu estudei mais, passei em concursos e ainda não tive filho. Então, enquanto ela passa muito aperto, eu tenho uma vida bem tranquila. Trabalho menos, ganho mais, viajo, mimo meus pais.
Na vida adulta ela já fez coisas horríveis, que me magoaram profundamente, como vir no meu aniversário e não falar comigo, ganhar presentes meu várias vezes e nunca agradecer e, o pior, impedir que meus sobrinhos pequenos venham à minha casa e falar para eles que, na nossa infância, ela não conseguia estudar porque tinha que arrumar a casa enquanto eu ficava dormindo ou estudando e que esse é o motivo dela hoje não ter dinheiro e eu sim.
Estamos há um ano sem nos falar. No aniversário dela eu mandei uma mensagem bonita tentando retomar o contacto e ela disse apenas obrigada. Já perguntei mil vezes qual o problema dela comigo e ela sempre diz que não tem problema nenhum, mas é evidente que tem. E isso me faz mal a ponto de gerar esse desabafo na Internet :(

11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Teresa
7 years ago

Pode ser que na infância ela tenha sentido que os vossos pais gostassem mais de si do que dela, acontece muito entre irmãos, então ela reagiria assim e nunca te contaria. Você já tentou de tudo para tentar se aproximar, fazer mais do que isso é se humilhar e se maltratar, ela já deixou bem claro ao longo de muitos anos que não quer ter um relacionamento consigo. Desista dela, ela só a magoa. Eu apostava na teoria dos ciúmes, é a mais natural entre irmãos, mas a culpa não é sua, se ela não soube/sabe lidar com os ciúmes dela é problema dela.

Carol
7 years ago

Ela não gosta de você aceita isso. Não fique implorando para ela falar com você. Ela nunca quis ser sua amiga e prefere ficar longe de você, respeite isso. Você não tem culpa se leva uma vida melhor que a dela, e foi escolha dela se manter distante de você. Viva sua vida e não tente entendê la e não se culpe por nada.

Tânia
7 years ago

A raiva que a sua irmã claramente sente por você deve apenas atingi-la a ela, você não deve deixar-se influenciar pela raiva da sua irmã porque isso apenas a faz sofrer a você, sei que ela é sua irmã mas é ser um ser humano que a faz sofrer e isso tem de ser parado porque só faz estragos em você.

Jojo
7 years ago

Mto triste tudo isso, vivo isso tb,.mas dpois de muito bater a cabeça eu aprendi.tenho por perto quem.me.uer por perto. Nem.sempre.os.lacos.sanguineos são suficientes para gerar laços festivos. Viva sua vida sem.culpa e seja a melhor.pesso que puder ser.cada um tem o livre arbítrio de ser quem.quiser.
Sucesso e seja muito feliz!

Nádia Alves
7 years ago

Acho que deveria seguir sua vida. Sei que magoa, mas não vale a pena implorar se ela não te liga nenhuma mesmo. Não corra tanto atrás dela, pode ser que ela venha ter com você um dia.

chiva
7 years ago

A sua irmã é extremamente competitiva e no fundo tem uma grande dor de cotovelo, pois enquanto você fez escolhas mais sensatas para a sua vida, a sua irmã só fez burrada. Começando que começou uma vida de casada muito cedo, logo colocou filhos no mundo, o que consome grande parte das reservas financeira de uma família e o que logicamente a limita em empreender novos projetos de vida, inclusive os de ter algumas opções de lazer, fazendo-a viver em uma rotina sufocante de um lar. Ela está vendo a sua vida passar em zoom, deixando de lado os seus sonhos, permitiu-se perder a sua liberdade e não viver os momentos de uma juventude, os quais não se recupera mais, por esse motivo muitas pessoas estão nos tempos atuais se casando bem mais tarde, exatamente, para se permitirem um planejamento de vida, onde não se encerre apenas em ficar com a barriga no fogão e trocando fraldas de crianças. A minha opinião é que você não deve se incomodar com as atitudes da sua irmã, pois a mesma está sendo extremamente egoísta, pois no fundo ela cobiça o que você conseguiu e como você leva a sua vida, mas tem consciência de que a mesma está sendo refém da sua própria escolha de vida. Acho até bom esse afastamento com ela, pois é muito energia negativa na sua vida, que em nada irá agregar para vc, pois pessoas invejosas carregam os outros para baixo.

adriana
6 years ago

Tenho uma situação muito parecida em casa e por muito tempo isso me fez muito infeliz, triste e até me sentir culpada por eu ter uma vida melhor, porém a vida é feita de escolhas, e as pessoas que agem assim são pessoas, frustradas, e sempre busca a culpa pelas suas escolhas erradas nos outros… Ajude seus pais e sua irmã, se ela precisar, não se paga raiva com raiva, os sobrinhos vão crescer e um dia vao ter seu próprio juízo de valor (assim espero), também tenho uma sobrinha .
Bjs no seu coração!

Rebeca
5 years ago

O fato ter arrumado a casa para você estudar não significa nada, ela fez as escolhas dela. Tenho uma que tambem e assim, tem filhos casou mas não e feliz, quando estamos em algum outro lugar ela me ignora, ficava até cconstrangidaUma vez estavamos saindo de uma paroquia, ela gritou bem alto na frente de todos para sair de perto dela, fiquei sem reação e fui embora. Muito falsa, sinto que quando alguma coisa de errado acontece comigo ela fica feliz. Mas estou terminando meus estudos, porque quero trabalhar na area que escolhi com fé em Deus.

Marta
3 years ago

Eu queria que vocês mim tirasse uma dúvida..

Eu tenho 18 anos e minha irmã tem 15 de uns tempo para ca já vai fazer uns 3 anos que isso está acontecendo sempre era muito unida sempre mais entres esses anos ela está muito diferente comigo ,sempre mim ingnorando. Se eu abraço ela ela já manda eu mim afasta fala que não gosta de abraço, fico perto dela ela manda eu sair tudo o que eu faço junto dela ela manda eu mim afastar já não sei o que faço o que vocês acham que eu devo fazer mim afasta dela também ignorar ??

Regina
3 years ago

Eu tenho uma irmã 3,6 mais velha. Ela nunca me aceitou por ter nascido menina. Botava meus irmãos contra mim, me agredia fisica e verbalmente. Acabou com meu auto estima e cresci com sérios problemas de pertencimento. Meus pais não viam a maldade que ela praticava (talvez por ignorância). Ela nunca foi capaz de torcer por mim, pela minha alegria e por ninguém. Já na fase adulta, como ela não podia mais me atacar fisicamente (apesar de ainda hoje me lembrar da bofetada que ela deu na minha cara quando eu estava com menos de 30 anos ainda), deu início a ataques verbais. Tentava de rebaixar, me humilhar de todas as formas. Hoje rompi com ela, mas não sem antes deixá-la a par do comportamento desvirtuado dela. Para mim já deu. Não preciso seguir a vida em companhia de uma criatura sem noção como aquela. Sinto muito por meus irmãos que ela consegue enganar envolvendo cada um deles com aquele veneno dela, mas eu cai fora, após 52 anos.