Há tempos que eu tenho percebido que minha irmã mais velha sempre se espelhou em mim para tudo.
Ela é uma boa pessoa mas não tem força de vontade, então faço tudo para ela.
Ela faz o mesmo curso que eu na faculdade, esta na mesma sala, mas não faz os trabalhos ou se dedica, então fico com medo dela não passar e acabo fazendo os trabalhos para ela; me sinto esgotada psicologicamente pois os trabalhos são enormes.
Alguns dias atrás, ela me disse ter inveja de mim, e que queria ser eu, essas bobagens; percebo a algum tempo que sempre fica chateada quando consigo algo ou tenho novos amigos.
Acho que pode ser dependência emocional ou algo do tipo, já não me sinto bem com ela, é como se ela me admirasse a ponto de se esquecer dela mesma, são elogios exagerados, a todo momento.
Me sinto sufocada, ela diz que me ama, mas não percebo este amor todo, é como se fosse uma admiração doentia.
No final do ano, vou mudar de cidade e ela diz que vem comigo, mas eu sei que vou ter que fazer tudo, até para entrar na faculdade tive que fazer a inscrição dela e dar os resumos para ela estudar, coisa que ela não fez.
Enfim, me preocupo muito com ela, mas não quero que ela vá comigo e como se eu tivesse carregando uma bagagem, me sinto mal por sentir isso
mas é assim que eu realmente me sinto, não sei o que fazer.
Acho que você deve pensar bem se fazer as coisas dela realmente irá fazer bem para ela, dessa forma faz parecer que você está carregando ela, tente não fazer, tire essa dependência que ela tem de você, arrume desculpas, mas não faça.
Você não é a irmã dela, você é a mãe.
Quando pequenaa meus pais fizeram o erro de pedir para Eu cuidar de minha irmã 2 anos mais nova. Alem de injusto com uma crianca poem uma carga que deveria ser só dos pais.
Nao sei se foi seu caso, mas hoje minha irmã me odeia por não cuidar dela como uma filha. Por não permitir morar comigo(sou casada) por não querer pagar gasolina, comida, roupa e suas contas.
Ela tem um odio de mim tão grande que se sente feliz quando estou triste. E se estou bem e feliz, ela se deprime. Mesmo eu passando por problemas de saude gravissimo, pela prrcisa se sentir ” superior”. Entao ela provoca, eu brigo com ela e como as pessoas vê a imagem incompleta a ruim sou eu.
Por isso decidi não mais responder as provocacoes. Eu fico em silencio, observo, reflito e penso ” o problema é ela não eu” e quanto mais eu não respondo mais raiva cresce nela.
Assim me afastei, mesmo amando ela, pois não posso mais aceitar se humilhada para ela sentir bem. Ficar perto dela e ter caos na minha vida que agora precisa tanto de paz para recuperar minha saude.
Sofro com o mesmo problema há anos.Infelizmente não tenho condições de sair de casa.