tenho 22 anos e Desde criança eu sempre soube que queria ser veterinária, porém quando chegou a época do vestibular eu não tive o apoio de ninguém e ninguém que acreditasse em mim, e eu também não acreditava em mim, pensei que não seria capaz de conseguir fazer o curso como bolsista. Não tenho pai, e minha mãe me pressionou muito para que eu fizesse faculdade logo. Eu me senti pressionada, arrumei um emprego de diarista e entrei na faculdade de Biologia mas, com a intenção de fazer veterinária depois. Após o segundo ano eu consegui uma bolsa, e agora falta só mais um ano para terminar. O problema é que, a profissão BIOLOGO é decadente no mercado de trabalho, e embora veterinária seja minha paixão agora já se trata da SEGUNDA graduação e precisa pensar no dinheiro, e fiz pesquisas, conversei com veterinário e estou muito em dúvida se faço veterinária mesmo. Também gosto de Psicologia, e embora não seja meu sonho eu seria feliz trabalhando nisso. é somente a questão financeira que está me empatando. Afinal eu vou perder mais um ano para estudar para o vestibular, mais 5 na próxima graduação, não posso gastar tanto tempo para mais uma faculdade que não dá retorno.
Não tenho quem me aconselhe, então estou muito perdida.
Você está fazendo a pergunta errada. Se o dinheiro importa para você, então foque na Biologia, porque as oportunidades de emprego nessa área são muuuito maiores do que em veterinária e psicologia. Digo isso com certeza porque nessas duas praticamente não tem concurso público e você terá que abrir consultório próprio para começar ganhar algo por conta própria (gasto mensal de no mínimo 3000 reais). Já na Biologia, você pode arrumar emprego em muitos cursinhos, escolas privadas e fazer concurso de professor com mais de 1000 vagas. Repense.
Se o que lhe importa é o dinheiro, então você deveria analisar quais dessas opções de faculdade,que você quer,mais ira lhe agradar o ganho no final.
Você disse que seria feliz se fizesse psicologia, vale a pena trabalhar em algo que não irá te estressar tanto quanto os outros trabalhos.
Em questão de tempo é dinheiro, independente doque você escolher você irá perder tempo é dinheiro não é opcional,você pode terminar a faculdade de biologia e não achar um emprego nessa área,da mesma forma que pode arranjar.
Você também pode escolher outra opção, seu sonho é ser veterinária mas está em dúvida, pesquise mais sobre e veja se isso é o que você realmente ainda quer, se não for então descarte isso, depois veja entre as outras opções.
Isso deve ter ficado confuso desculpa se não ajudei.
Gata, você é nova. Descobri minha paixão aos 29 e o fato de trabalhar com que amo me deu um retorno diferenciado. Faça o que você ama. O resto vem, é consequência,
Se optar por psicologia, você já sabe que terá que buscar um espaço para exercer a sua profissão como autônoma e ir aos poucos formando a sua carteira de pacientes. Conseguir uma oportunidade de trabalho, nessa profissão em uma ambiente corporativo, recebendo salário e estabilidade profissional, é bem concorrido e difícil. Tenho vários psicólogos como amigos e uma inclusive na minha família e não está nada fácil para eles. Uma delas inclusive, está justamente fazendo o mesmo que você ” faxina”, para reforçar a sua renda, pois faz 5 anos que se formou e ainda não conseguiu engrenar. Quanto a possibilidade de cursar veterinária, é um pouco mais coerente. Agora analise a possibilidade de realizar alguma formação na área de fisioterapia ou algo voltado para a 3º idade, pois esse é o mercado que mais está crescendo, caso você logicamente tenha também inclinação.
Faça veterinária, melhor para você e o futuro da sua carreira.
Se você não aguenta mais lutar contra a balança, sente muita ansiedade durante o dia e não consegue controlar a fome durante a noite…
bit.ly/5pilaresemagrecer
5 PILARES PARA emagrecer,definir e se manter magro! E ainda gostar do processo!
Existem veterinários que ganham muito bem, assim como existem advogados, psicólogos e outros profissionais que ganham mal. Você que já está na faculdade sabe muito bem como é cansativo e difícil, eu sou simplesmente apaixonada pelo meu curso, é algo que eu quero fazer pelo resto da vida, estou no último ano, mas tem dias que é tão cansativo que dá vontade de desistir de tudo. Ou seja, sempre vai ser difícil e as pessoas SEMPRE vão menosprezar o curso de nossa escolha. Acho que todos os profissionais levam um tempo para se estabilizar e ganhar bem, por isso, você deve escolher o curso que gosta. Não adianta escolher um curso que “dá dinheiro”, levar 5 anos para concluir e no fim não gostar de exercer a profissão.
faz o que vc mais gosta mas na minha opinião faz psicologia mas segue sua conciencia.
Não sei se faço faculdade de medicina veterinária ou psicologia.
Já fiz 1 semestre de medicina veterinária e quando entrei fiquei muito feliz, mas agora que estou nas férias vi que fiquei com duas DPs e não sei se ainda quero continuar a faculdade porque não quero ter que fazer uma cirurgia em um animal nem fazer uma eutanásia. Psicologia gosto muito mas não sei se me encaixo para conseguir ajudar os outros na questão psicológica.