Não suporto mais a minha mãe

De um tempo para cá, a minha mãe está insuportável! ela implica com as minhas amizades, não deixa eu sair com muitas delas por acha-las largadas, implica com alguns amigos meus que são pobres, ela é muito preconceituosa, eu sinto nojo disso. Além do mais, ela é muito pão-dura, qualquer dinheirinho que eu peço a ela já é motivo de briga, aliás, tudo é motivo de briga, eu estou cansada dessa situação! Minha mãe tem a cabeça muito fechada, ela não pensa sobre as besteiras que ela faz, e por isso a gente sempre está discutindo. Ela quer me prender dentro de casa o tempo inteiro, a casa tem que estar sempre impecável, limpíssima. Ela é super neurótica com acidentes, se eu falo que vou fazer caminhada ela me passa um sermão dizendo que é para tomar cuidado para eu não cair na rua, tropeçar e machucar. Eu não posso pedir para ir na casa de uma amiga e já começa a gritar falando para eu parar de bater perna na rua. A situação é insuportável. Por mais que as mães sejam assim mesmo, difíceis de se lidar, eu acho que a minha não é normal. Ela precisa de ajuda. Esse ano eu formei o ensino médio, e prestei vestibular para a UERJ, estou rezando para passar, para ir morar longe dela, por mais que ela não queira eu vou, com a ajuda do meu pai. Quero ficar o mais longe possível dela! e se eu não passar, vou para PUC de poços de caldas, 1 ano de cursinho eu não vou aguentar morando debaixo do mesmo teto que minha mãe.

8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Deh
11 years ago

querida. mãe e assim mesmo. se ela e neorotica deve ter algum motivo ..mais nem esquente logo passa quando você tiver idade .arruma um cantinho seu e se matenha sozinha .. só assim você fikra bem ei. num discuta com sua mãe por pior que seja o assunto ..mãe e unica na nossa vida ..vc sentira falta quando faltar … viu fik a dica..:)

mayte
11 years ago

Mãe se preocupa com os filhos. E cuidar deles é coisa da alma da alma mulher que se torna mãe.
Os filhos são como jóias preciosas! E quem desejaria perder ou ver mal-tratado tamanho tesouro? Ninguém.
Ninguém deseja não manter serguro um precioso e o maior bem que possui.

Jonna
11 years ago

Que engraçado, passo por exatamente a mesma situação. Só que moro em SP.

Se eu não soubesse, pensaria que fui eu que escrevi esse texto. haha

Raquel
11 years ago

Caramba passo pelo Mesmo! Só que não é a minha mãe assim é o Meu pai, o que é bem pior eu te entendo! tbm terminei o ensino Médio, E pretendo ficar Longe tbm!

DDD
11 years ago

Gente, sou totalmente independente financeiramente mas minha mãe me controla a distância. Não dá mais para viver assim: ela controla minha casa, meus relacionamentos, etc. e olha que sou solteira e tenho 45 anos! Não importa se estou triste, deprimida, tenho que estar com ela, levando-a onde quer passear, visitar os amigos dela, sempre grudada com ela – aí está tudo bem – estou fazendo o papel de marido dela, não aguento mais, o que faço? Meu pai não gosta de passear, está sobrando tudo para mim. Meu irmão tem a família dele e ela não gosta muito de sair com ele. Fico com pena e sempre estamos juntas, larguei um relacionamento há dois anos porque ela não aceitava o rapaz, ela hoje me jogou na cara que não acredita em Papai Noel, ou seja, acha que ainda estou com ele, isso é justo? Me separei porque ela se sentia mal, com dor no peito, para poupá-la, foi por ela não por mim, sofri, chorei e hoje recebo o que? Ingratidão, desconfiança e ainda roga praga em mim, não sei mais o que fazer. antes então tivesse continuado com o meu amor, só que era tanta interferência que eu não suportei. olha, hoje me surpreendi e decepcionei com minha mãe, assim não dá, sei que vou sofrer se me afastar radicalmente dela, só que não tolero essas injustiças. alguém pode tentar me ajudar? Dessa vez ela pegou pesado, não sei mais o que fazer.

DDD
11 years ago

Desculpa amiga que fez a 1ª pergunta lá em cima, fiquei desabafando os meus problemas e não respondi os seus: acho que você deve ir morar bem longe dela sim, se relacionar com gente da sua idade, porque senão quando você chegar aos 45 como eu, vai se arrepender amargamente de não ter vivido simplesmente, feito seu círculo de amizades, etc. Mãe tem que aceitar que a gente cresceu, se ela está sofrendo com isso ela que vá fazer curso de pintura, terapia, etc, distrair a cabeça dela e aceitar que a filha cresceu, filhos são do mundo, é o ciclo natural da vida. Que a relação seja SAUDÁVEL, que quando se vejam, conversem, se abracem, beijem, isso é gostoso! Que seja um amor sincero e não no sentido de CONTROLAR – desculpa mas aí a relação se torna doentia e entendo o sufoco que está passando. Te desejo muita sorte amiga, vá em frente com seus estudos, você sabe o que é melhor para você, isso está dentro de cada um e admiro sua coragem tão jovem. Se impondo sua mãe vai ter que te aceitar e você vai ver, um dia ela ainda vai sentir orgulho de você! bjs

s
11 years ago

DDD,
Sua mãe é controladora e exerce esse controle pela chantagem emocional. O que ela faz é acionar o seu medo: medo de que ela morra e você tenha sido ‘muito má’, medo de que ela adoeça e que pense ser ‘culpada disso pelo’desgosto’ que causou. Medo do futuro, quando ela faltar e se cobre por não ter ‘feito mais e mais’. Porém você sabe que isso tudo é mentira. Você é boa o suficiente e não precisa ‘dar do sangue’, embora peçam. O normal deveria bastar, mas o Limite deverá ser seu.
Quando compro um terreno, é meu o interesse murá-lo, pois caso contrário vem o vizinho e avança na minha propriedade. E é também meu interesse manter o muro em perfeitas condições e sob manutenção, pois se ele cai, lá vem o vizinho!.
O seu problema é o medo. E como bem sabe é uma reação à chantagem da sra sua mãe. Ela não faz por mal, mas por costume, por característica de personalidade e por não enxergar o quão mal isso pode fazer às pessoas.
Não pode mudá-la. Ela é como é. Mas pode proceder a algumas modificações em você. Não é fácil, mas não é impossível.
Tente treinar. Quando ela lamuriar, simplesmente diga ‘não’ a ela. Se ela agravar, mantenha o Não, custe o que custar. Se ela pedir coisas que pensa que deve conceder movida pelo ‘remorso antecipado’, retroceda e reconheça que deve dizer Não. Não permita que ela faça exigências como um bebê minado. Mantenha um espaço saudável que seja seu, interna e externamente. Use sempre a expressão ‘vou pensar, mamãe’ quando estiver se sentindo pressionada, e não retroceda jamais, mesmo que ela faça ‘beicinho’. ‘Eduque-a’ para ser mais madura.
Pode ser que algumas vezes você recaia e conceda o que não deveria, mas é normal. Somente não esmoreça e, sem fraquezas, retome o seu treino logo a seguir. Seja forte e corajosa.
Não tema. Nenhuma folha cai de uma árvore sem a permissão de um Poder Superior a você. Nada acontecerá à sra. sua mãe que você pudesse impedir, caso seja do destino dela. Saiba também que a palavra Não existe exatamente para ser usada, e é uma resposta tão válida como outra qualquer.
Dizer Não às vezes é ajudar ao próximo, fazendo dele alguém mais leal, mais amadurecido e mais conectado com a Realidade de si mesmo e das demais pessoas.
Existe um ditado que diz: “Você quer que eu te faça feliz? Pois seja adequado e me faça feliz também.’
Pode não parecer sabedoria, mas egoísmo. Porém medite seriamente sobre isso e verá o valor de colocar isso em prática no seu dia-a-dia em relação à sra. sua mãe.
Livre-se da palavra Culpa e adiote a palavra Responsabilidade. As pessoas por fim acabam percebendo e eventualmente se comportam diferente.
Vai ser bom para ela e vai ser bom para você É claro que ele resistirá, é muito mais confortável. Mas tem sido algo verdfadeiramente leonino para com você e para com a sua vida.
Vamos lá! Você pode! Você consegue! Não se acomode jamais, não ‘forneça’ mais a sua vida para quem quer que seja.

Carla
8 years ago

Olá meninas estou passando por isso mas acho que a minha mãe é demais para ela eu tenho que abdicar da minha vida pessoal porque tenho que me dedicar as tarefas de casa porque somos sustentados pelo meu pai não posso negar nada ela diz que ele é que paga as contas então eu tenho que ser a empregada da casa ora essa onde é que já se viu isso temos que nos prostrar por causa de dinheiro só o Senhor na vida dela