Pensando em largar a faculdade

Faço medicina e sei o quanto muitos dariam para estar no meu lugar, mas a situação já está se tornando insustentável.
É um curso dificílimo, parece que me esforço tanto (o mesmo de quando passei no vestibular) e nunca é o suficiente. .
Além disso, tenho passado certas “humilhações” na faculdade por ter feito um vídeo com dicas de estudo para os vestibulandos que prestam para Medicina, simplesmente porque acharam “tosca” minha iniciativa em tentar ajudar esse pessoal. .
Enfim. . Já não me sinto boa o suficiente para o curso, estou em dúvida se é realmente essa a profissão que eu quero e ainda por cima tem gente fútil querendo me deixar para baixo por pura violência gratuita, mas penso que talvez essa seja uma atitude equivocada da qual posso me arrepender no futuro. .
E agora? Como posso continuar na faculdade se só sinto vontade de chorar por estar mal comigo mesmo pelas notas e por essas humilhações?
Obrigada desde já..

15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
s
11 years ago

Está com raiva e cansada. Talvez fosse adequado relaxar um pouco. Uma pequena caminhada num parque no domingo pela manhã pode ajudar, ou a piscina, ou um final de tarde numa praia. Enfim respirar, um pouco de sol e também algumas horas de sono.
O corpo deve estar precisando e devolverá em novas energias.
Então, mais integrada consigo mesma, a serenidade voltará e talvez as idéias de incapacidade desapareçam.
Pense nisso. “Se estou cansada, preciso parar por uma hora. Mas se estou muito cansada, devo parar por boas três ou quatro horas.”
Pode fazer também a seguinte comparação. Pense que todos desejamos dar o nosso máximo, etc., mas que as coisas com as quais nos relacionamos são mais ou menos como uma conta corrente bancária conjunta que temos com elas: se apenas uma das partes faz depósitos e a outra apenas saca, adivinha quem vai falir?
Portanto, devemos admitir nossos limites e nunca atravessá-los.
O curso que elegeu é absorvente. Então mais do que nunca precisa estabelecer os seus limites e jamais empreender atividades paralelas quer possam roubar tempo de você mesma.
Se a prioridade é ser médica, suas forças intelectuais devem estar focadas nisso.
Outra coisa a pensar é: “Se os outros me entendem, ótimo: eu sigo felliz e vou adiante; e se não me entendem, ótimo tambrm: do mesmo modo me alegro e sigo adiante.” Isso não quer dizer desprezo ou indiferença ao próximo, mas foco em si mesma e nos objetivos que traçou.
O curso de medicina é ‘seu’. Não é a escola que pretende diplomar-se, nem os parentes, nem os professores. É você. Portanto você é a pessoa mais importante agora. Parece egoísmo? Não, não é. Apenas bem-cuidada é que poderá cuidar das outras coisas. E sendo adulta, saberá prover cuidados para si mesma.
É tudo sempre ‘só por hoje’. Faça do Hoje o seu melhor dia. Deixe nos Passado o que é do passado. E cuidando-se no Hoje, o Amanhã fica algo já preparado.
Você é competente para o curso que elegeu. Assim não fosse, sequer estaria em dúvidas aqui. Pense nisso sobretudo.
Força e boa sorte!

Pedro Amélio
11 years ago

Primeiro você se dedicou tanto e estudou tanto para chegar aí para deixar que idiotas falem ou não o que você tem ou não tem que fazer? Pura inveja vai por mim,se você chegou aí é porque tem capacidade,entao nunca se influencie pelo que os outros pensem,e se a situaçao está ficando cada vez + fora de si,ore a Deus que ele concerteza te ajudará,e lembre-se você não é burra,nao aja como uma ‘-‘

Mikaella
11 years ago

Voce tem que decidir se é esta faculdade que realmente quer fazer, se for, não ligue para o que os outros dizem de você mesmo sendo difícil não se importar, mas tente se concentrar nos esudos e se dedicar, lembre-se que se você QUER, você CONSEGUE! Confie mais em você mesma e não pense que não é capaz, você é capaz sim, todos tem dificuldades mas é possivel superar. Agora, se você acha que não é isso que você quer para sua vida, não tenha medo de desistir, mesmo se você não souber o que você vai querer fazer, saia dessa faculdade até você ter uma ideia do que você quer, não tenha medo das mudanças, arriscar pode ser muito bom também, coragem!

Mas q frescura
11 years ago

A pessoa consegue passar para MEDICINA e está reclamando. Um médico competente trabalhando aqui no interior do meu estado ganha a bagatela de R$35.000,00. Um curso com uma média de 100 candidatos POR VAGA e o mais concorrido do Brasil ,e eu conheço muita gente,inclusive eu mesma,capaz de fazer coisas fora da dimensão de tudo que existe para estar no seu lugar. AFF,SE LIGA! :X

cezar
11 years ago

não quero que você deixa a faculdade .quantos as notas elas vão melhorar quanto sua alto estima posso te ajudar me escreva bjs

Mel2
11 years ago

Em pensar que estaremos no futuro nas mãos desses tais ditos médicos. retrato da medicina futura, será? Pessoas essas que podem infelizmente lidar errado com vidas humanas, que tipo de gente é essa? Medicina também é uma questão humanitária, são vidas ali, a negligência médica não mora muito longe não viu, nessas condições. Ser médico não é ter apenas esse tal status, muito mais do que isso, é ser responsável, ter muita, mas muita responsabilidade porque vida só se tem uma. Não desista do seu curso, porque olha você fará muita falta no meio desse tipo de gente e desculpe minha indignação. Se achar que digamos. não tenha vocação para a profissão, mude, não iria adiantar depois ser mais uma de muitos profissionais insatisfeitos, mas não mude pelos outros, porque eles não tem nada a ver com isso.

Colega
11 years ago

Faço medicina e esse sentimento é comum entre meus colegas. É duro. A maioria está arrependida pela curso. Não temos tempo com a família, não temos férias, nem finais de semana (pelos plantões e horas de estudo), não há descanso. Sofremos constante assédio moral no hospital e as cobranças são desumanas. Sem falar nos riscos: uma colega minha hoje mesmo se picou coletando uma gasometria de um paciente aidético e cirrótico por HCV.

Meu conselho: Se tiver feito mais da metade, termine o curso e emigre para um país decente, ou seja, um que valorize as pessoas e a carreira médica (Austrália é fácil de validar o diploma médico brasileiro). Na Austrália trabalhando meio turno como médica você terá uma excelente qualidade de vida e a outra parte do turno você pode procurar se encontrar ou levar a medicina de forma mais light. Independente do que você decidir fazer lá, por ser um país decente, você será valorizada, mesmo se decidir ser professora do ensino médio. Aqui no Brasil está ruim para todo mundo, exceto para parte do funcionalismo público e cargos de confiança, logo não há escapatória a menos que você tenha alguma porta já aberta ou pense em concurso público. Não dê bola para as criticas dos outros, eles não sabem como é, eles pensam que salário é tudo, nem imaginam o que passamos. Podem ficar com salário de médico ou até o dobro, ele não tira a dor pelos anos de cobrança, assédio moral e sacrifício. Não vale a pena, é ilusão. Já trabalhei como secretário por menos de um salário mínimo e eu tinha mais qualidade de vida do que hoje como estudante de medicina. Mas vou terminar para ver se consigo uma porta de saída para algo menos pior.

Naiara
10 years ago

Realmente isso é pesado digo isso porque faço enfermagem e não aguento mais é muito difícil, imagina quem faz medicina? Admiro muito e respeito quem faz medicina porque passa 6 anos ou mais em uma faculdade, quase a juventude inteira perdida se afastando dos familiares e aguentando professores e convivendo com colegas que acredito que a maioria é cada um por si. Mas pense no futuro, isso ajuda.

Anonima
9 years ago

Tem muita gente que fala sobre como você está reclamando de barriga cheia, sobre quantos queriam estar no seu lugar. Mas só quem está dentro do curso de Medicina pode ter ideia do que você está passando. E eu consigo te entender claramente. Eu me sinto oprimida pelo sistema da faculdade todos os dias. A começar pelas 35 horas semanais de aulas onde eles querem que saibamos tudo de tudo. E essa carga horária aumenta se você considerar alguma atividade extraclasse que você faça. Eles querem que saibamos tudo de cada linha dos livros, e todos acham que a sua disciplina é a mais importante. Para cumprir de maneira decente, o mínimo, você tem que desistir de viver, e viver só para a faculdade, o que deixa muitos alunos doentes sem perceber. No final das contas, se você querer estudar como deve ser, através da bibliografia consagrada, você vai ficar para tras, vai dormir pouco e ouvir vários comentários negativos. Muitos colam, estudam só por resumos, conseguem suas notas baseados na falsidade, e se você tira notas baixas, você é mal visto, mesmo se essa nota não refletir de verdade o que você realmente sabe. Ultimamente tenho pensado em largar o curso também. Não me sinto bem com a conduta de muitos professores, de muitos colegas em volta, e mesmo que digam que isso não deve importar, eles representam boa parte dos profissionais que serão nossos colegas de profissão. Já não sei se é um mal da Medicina ou das graduações como um todo. Não sei o que fazer, estou levando por enquanto. Te desejo força para enfrentar tudo isso.

Anita
8 years ago

Faço farmácia numa universidade publica e estou em uma situação parecida. Fora as humilhações dos próprios professores, que acham que eu trabalho por hobby, sendo que tenho contas para pagar em casa. Choro todos os dias antes de ir para a faculdade. Meu sonho era poder não ir lá nunca mais, mas não tenho coragem de encarar minha mãe e irmã que me acham o orgulho da casa. Em relação ao dinheiro, acho que seria mais feliz sendo faxineira do que ter que voltar lá. Antes que digam que não sei o que é ser uma faxineira, já trabalhei como tal. Trabalho como atendente e garçonete em festas e preferia continuar assim, do que ter que ir para aula.

Hold on
7 years ago

Depois de se formar e revalidar o diploma para algum país decente a vida melhora bastante. Aguente firme. Há varios grupos no face que podem lhe ajudar, mas para isso você precisa saber o que você está buscando, diferentes países irão lhe suprimir diferentes necessidades.

Experiência
7 years ago

Você não está infeliz com o curso e sim com o convívio na faculdade
As suas notas reflete seu bem estar
Uma pessoa em paz consegue estudar melhor e se sair melhor nas provas
Já uma pessoa atordoada pensa em varias coisas ao mesmo tempo e se dedicar menos do que deveria nos estudo por falta de um foco exclusivo aos estudo
Se você quer muito isso, tera que achar maneiras de relevar as coisas ruins e não deixar isso afetar seus estudos
É ruim mais quem disse que tudo na vida é facil?
Se abandonar a faculdade encontrara outros problemas, então se pensa que sair estara te dando paz, pense bem porque você pode estar longe de resolver seus problemas desistindo deles!

ana
7 years ago

Eu estou vivendo a mesma situação. Sou estudante do curso de Direito e por mais que eu estude, me esforce não vejo resultado.

Stefanny costa
6 years ago

Estou fazendo faculdade de psicologia, é um ótimo curso, porém reprovei em muitas matérias, estou muita cansada, não consigo se quer ter força para ir estudar. Mais sinto que se larga a faculdade, vou ser uma pessoa inútil. Quero poder continuar o curso, mais cada dia fica mais caro para mim. Faço fies, só que as matérias que reprovei tenho que pagar do bolso. Não tenho condições para isso, e minha família nem imagina que estou reprovada assim. Tô decepcionada comigo.