Tenho 25 anos. Sempre tive uma relação muito bom com minha família, exceto com meu pai, que possui problemas com bebidas e durante toda minha vida ele chega em casa nos fim de semana brigando com todo mundo e reclamando de tudo (nunca partiu para agressão física com minha mãe, pelo menos isso). Mas sempre fui muito próximo da minha mãe e da minha irmã. Saímos com muita frequência juntos, uma vez que eu não tenho muitos amigos, assim como minha mãe. Porém, estou sentindo uma estagnação da minha vida. Estou muito feliz pelos meus melhores amigos terem casado e tal, mas eu sinto que tenho exatamente a mesma vida desde que terminei a faculdade e minha pós-graduação.
Tenho um emprego fixo e estável e, se me organizar corretamente, já tenho condições de arcar com aluguel e me sustentar sozinho. Meus pais sempre moraram e casa própria e são praticamente contra a alguém morar de aluguel. Apesar disso, eu quero fazer isso, quero morar sozinho. Mas eu sinto como se estivesse abandonando minha mãe, traindo ela ou mesmo sendo ingrato por tudo que ela fez por mim (e ela sempre moveu o terra e céus por mim e meus irmãos). Mas sinto que preciso ter essa experiência de morar sozinho, e minha única chance real é agora. Mas também não quero magoar a pessoa que mais amo e admiro no mundo. Só que ultimamente a falta de privacidade e ter que viver em uma casa cobre as regras dos meus pais está me matando.
Não consigo parar de pensar nisso. Não sei como dizer para ela que quero morar sozinho, até porque eu sinto como se estivesse sendo ingrato. Eu já estou exausto mentalmente com tudo isso, e não consigo ficar tranquilo.
Chega uma hora que agente qr ser independente msm, mais chega de mancinho na hora que rolar algum papo de morar sozinho você solta que qria em tom de brincadeira e ver ql vai ser a reação da sua mãe, dependendo de qual for você jádiz que qr isso mesmo e tals, eu fiz assim com mha mãe só que eu qr construir no mesmo terreno dela, um dia soltei na brincadeira e ela concordou disse que podia mesmo me deu maior apoio, só que meu caso e que ela e separada e eu não aceito homem morando cmgo, sou lesbica e não pretendo me casar, odeio homem fzndo xixi na banca do vaso e etc. e assim esta sendo vou fazer mha casinha e ser dependente!
Você tem duas opções, ou você senta e explica para ela isto tudo e saí de casa, o que é uma opção natural, talvez ela fique um pouco triste, mas faz parte da vida, ou você arruma um emprego em outra cidade e fala que a oportunidade é única e vai assim mesmo, o que seria mais desonesto da sua parte. Outra opção seria você sondar o que ela pensa disto, sei lá, fala que algum amigo seu de trabalho te chamou para dividir um ap com ele e olha como ela reage.
Mas eu acho que se você quer você deve fazer, porque no final das contas você não vai morar o resto da vida com seus país.
força meu amigo de certeza que ela ia entender ,embora você ainda é muito novo mias como diz o ditado de pequenino que se torce o pepino ,mas cedo ou mais tarde você ia ter que fazer isso e outra coisa você vai estar sempre do lado delas protegendo-as ,por isso vai me frente elas vão entender .
Morar sozinho tem vantagens e desvantagens. Por um lado você fica independente, tem sua liberdade e etc. mas por outro lado, adeus comidinha da mamae, roupinha lavada, casa limpinha e cama arrumadinha. As contas vão chegando e aquela graninha que você ia gastar para diversão, vai virar a conta de luz, gás, etc.
Entao acho que você tem que ser bem racional. Querer nem sempre é poder. Se você aproveitou os poucos anos vivendo com seus pais e guardou um dinheiro suficiente para te dar um start. Ai sim ok ai é o passo 2. Se não, não adianta muito.
o passo 2 é sentar e conversar com sua mãe. Não sei qual o nivel de dialogo e abertura que você tem com ela, mas se ela é tudo isso que você está citando, por mais que ela fique magoada de perder a sua cia, vai entender que isso vai ser para o seu bem. Ou pelo menos você vai aprender com seus proprios erros.
boa sorte.
Pelo que entendi, você tem tudo para sair do ninho de seus pais. Então ganha coragem e fale com eles (não só com a mamã) e diga que vai continuar sendo o filho deles mesmo morando em casas diferentes. Seja própria ou arrendada! Todo mundo faz isso, ne, a menos que tu é 100% deficiente físico. Eles já foram jovens como você, e vão te entender. Se não aceitarem a sua decisão, então você faz aquilo que a sua consciência manda.
Caro amigo, não sei qual foi o desfecho para você, mas vivo a mesma situação, ou melhor bem parecida. Sou a segunda filha de uma família muito bonita, não me casei e aos 42 anos desci viver sozinha. Mas para tanto, tinha que enfrentar o medo e de certa forma, o remorso pelo “abandono” que cometeria contra minha mãe, que durante tantos e tantos anos esteve ao meu lado. Não foi nada fácil, na verdade não está sendo, ela ainda não aceita a ideia e de várias formas está tentando ainda vir para a minha nova casa, mas entre medos e culpas, penso que, como ela, tenho uma única vida e sou a única responsável por vive-la da melhor forma possível. Não sei como sua mãe é e se tem uma rotina independente, mas se não tiver, prepare seu emocional porque provavelmente ela lançará sobre você fortes cargas de culpa, mas não se esqueça: Para amar sua mãe, você tem que se amar primeiro e para tanto você precisa se conhecer, caminhar nesta estrada do autoconhecimento. Tenho tentando mostrar a ela que posso ser uma filha ainda melhor se ela conseguir respeitar meu espaço e minha decisão.
Boa tarde,
Infelizmente estou passando pela mesma situação cá em Luanda – Angola. É mais comum as pessoas cá sairem-se da casa dos pais apenas para viverem com sua mulher/marido, não importa o quanto ganhas e onde trabalhas.
Estou igualmente com 25 anos e sinto necessidade de caminhar sozinho, ter minha privacidade, ter o meu próprio espaço, no entanto, sei que isso irá magoar muito a minha mãe uma vez que sou o último filho.
Estou a quase um mês preparando formas de falar com a minha mãe sobre esse assunto, e estou determinado a dar esse passo, mas prefiro fazê-lo da forma correcta, com conversa aberta e sincera!.
Nossas mães nunca estão prontas para ver os filhos voarem com as proprias asas. Eu sai de casa faz uma semana e estou nessa situação. Vagou uma casa em cima da minha e minha mãe queria vim morar aqui. Eu não me senti a vontade, pois sai da casa dela para ter minha independência e ela quer vim atrás de mim. Demorei muito a tomar coragem para dizer que eu não queria isso, que preciso ficar sozinha, resolver minhas coisas sozinha. Hoje eu disse a ela meus motivos e sinto que ela ficou um pouco chateada. Fazer o que, prefiro ser sincera. Um dia elas vao entender, até porque já passaram por isso!