Bom, tenho 19 anos e tenho um irmão de 13. Quando estava na fase da pré-adolescência (11/12 anos de idade) mudei do ensino privado para o ensino público. Até antes dessa fase meu relacionamento com meu irmão era comum, brincávamos juntos e realmente gostava muito da companhia dele mesmo havendo a diferença de idade, pois desde pequeno desejei ter um irmão. Acontece que quando mudei de escola passei a sofrer bullying e a ser mais agressivo com meu irmão que naquela fase ainda era uma criança (tinha apenas 5/6 anos). Nunca havia pensado no motivo da minha mudança de comportamento em relação a isso até os dias atuais. Sempre estive acostumado a ser ríspido, grosseiro, e muitas vezes hostil com ele mas nunca cheguei a pensar na maneira que o afetaria até que nos dias atuais, um reflexo daquela minha maneira de agir com ele vem se refletindo na maneira como ele se relaciona comigo, e realmente isso magoa. Como diz aquele velho ditado “aqui se faz, aqui se paga”. Gostaria de mudar isso, de melhorar a maneira como nos relacionamos. Por muito tempo sei que fui um verdadeiro “carrasco” (para não se usar um adjetivo mais ofensivo), gostaria de reparar e amenizar as coisas entre nós mas não sei de que maneira.
Não o fez por mal. É mais comum do que pensa que irmãos, que antes eram muito ligados, surpreendentemente passem a alguma hostilidade.
De todo modo não se culpe. Coloque no lugar de Culpa a palavra Responsabilidade.
E parece que já o fez, pois deseja reparar-se.
Há coisas que infelizmente não permitem reparações. E nesses casos a reparação possível é jamais proceder do modo que se teve por inadequado.
Não deve ser o caso aqui. Em primeiro lugar deve procurar à sra sua mãe e abrir-se com ela a respeito do que sente, pedindo a ela inclusive sugestões de como poderia reparar-se com o seu irmão mais novo.
E de todo modo, independentemente da sugestão dela, não mais proceder do modo inadequado já é muito valoroso. E então o passo seguinte seria talvez dizer ao seu irmão que sente muito pelo que houve e que não queria tê-lo feito, e que promete jamais tornar a fazê-lo, esperando que possam ser muito amigos de agora em diante, já que o ama sobremaneira e que sente saudades da proximidade que tinham desde sempre.
Ah! E dê-lhe um abraço bem carinhoso!
Não se sobrecarregue mais. Tudo vai dar certo.
Procure não descontar as suas raivas da rua no pessoal da sua casa, é uma arte de auto controle. Você tem que se controlar. Se está passando por dificuldades na escola, bullying, procure conversar com os professores e os coordenadores para que te mudem de turma ou chamem a atenção de quem está sendo mau para você. Esse negócio de bullying é sério e pode repercutir negativamente na sua vida de várias formas, por ex, prejudicando os seus estudos e os seus relacionamentos com outras pessoas. E não deixe que isso te abale, você não é inferior a ninguém. Com certeza essas pessoas que fazem bullying contigo são uns fracassados.
Voltando ao assunto, peça desculpas para o seu irmão pelo jeito como tem agido com ele e, a partir de agora, seja mais carinhoso e menos rude com ele. Boa sorte!
Quanto mais eu lia o texto. maior era a minha certeza de que você é o meu irmão. grande maioria das informações batem com a minha vida.
Não sei.. pode ser apenas coincidência .. é possível que seja, vamos ao que interessa.
Meu atual irmão estragou bem a minha vida e o meu modo de pensar..
fui tratado com um completo objeto por ele.. as torturas mentais que ele criou em mim me atormentam até hoje aos meus 23 anos.
Só que coisas aconteceram com ele ao longo de sua vida. parece que ele foi pagando tudo que ele havia me feito e mais um pouco..
hoje em dia ele é imparcial quanto a mim. o contato é minimo ou quase nulo. eu não me sinto nada confortável de se aproximar dele.. e também não quero muito..mas tambem não me incomodaria se precisasse de algo dele.
Relação de irmão é algo que apenas o tempo consegue reconstruir de novo. va mantendo o respeito com ele e sinto que ele transmita respeito a você tambem que aos poucos vão se perdoando.
saiba dos seus erros do passado.. pesa desculpa isso ajuda um pouco. ele saber que você errou é bom.
Acredito que você tenha que passar mais tempo com ele. Talvez você consiga se aproximar mais dele. Seja gentil, e se for ousado, converse com ele.
Estou torcendo por você.
A culpa não é sua, pare se culpar em primeiro lugar o que você fez foi um reflexo do que fizeram com você. As vezes o comportamento atual dele não tem nada a ver com o seu passado, mas de qualquer modo peça desculpas e explique a situação. Tente ser amigo dele sem agradá-lo demais porque isso irrita.
Convivência entre irmãos nem sempre é fácil. Tenho dois irmãos e uma irmã, que buscam sempre me ver triste (para não dizer uma palavra que pudesse chocar), mesmo assim um deles em licença médica desde 2009, minha irmã pediu ajuda financeira sem dizer a razão, mas quando soube da licença, entendi e ajudo em consideração a memória dos nossos pais que tinham coração amoroso e solidário. Outros dois irmãos, cada um em momentos diferentes da minha vida, me elogiaram por enfrentar sempre as limitações da vida, onde me esforcei para me formar no curso superior e trabalhar. Mesmo assim, pouco conversam comigo; ou seja, estamos envelhecendo sem deixar de vivermos a amizade e o amor fraternal.